Pedro Almeida
Divisão de Honra
ID Vieirense 2: Bernardo, Daniel Alves, Mousinho (Caio Souza, 41'), Max (c), Gonçalo Ruivo (André Matos, 64'), Vítor Duarte (Flávio Botas, 64'), Mário (Tiago Marques, 90'), Dani, Luís Gouveia (João Dornelles, 64'), Biscaia, Willian.
Não utilizados: Tiago Carvalho, Fábio Nascimento.
Treinador: Luciano Silva.
GD "Os Nazarenos" 2: João Monteiro, Daniel Gregório (Duarte Godinho, 56'), Juvenal Oliveira, André Amores, Luís Gonçalves, Rodolfo, André Carvalho (João Duarte, 73'), Eduardo Valente (André Augusto, 85'), Francisco Mota (Pedrosa, 85'), Ricky Duarte (c), Alexandre Cruz.
Não utilizados: Daniel Silva, Gonçalo Estrela, Nuno Joaquim.
Treinador: Felipe Faria.
Estádio Tomé Albano Feteira, em Vieira de Leiria.
Árbitro: Rafael Marques.
Auxiliares: Bruno Lourenço e André Neves.
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1 Ricky Duarte (39'), 0-2 Eduardo Valente (61'), 1-2 Flávio Botas (87'), 2-2 Willian (90'+10).
Acção disciplinar: Amarelo a Max (11'), Mousinho (15'), Juvenal Oliveira (36'), Dani Alves (77'), João Duarte (81'), Alexandre Cruz (83'), Francisco Mota (84'), Rodolfo (90'+2), André Augusto (90'+4), Ricky Duarte (90'+5).
Num jogo jogado sempre com enorme intensidade, ID Vieirense e GD "Os Nazarenos" empataram a duas bolas, num jogo em que o ID Vieirense conseguiu chegar ao empate já nos minutos finais dos descontos.
O jogo começou num ritmo bastante intenso, com as duas equipas a privilegiarem o jogo directo e a pressionarem muito em cima, o que não dava oportunidade aos jogadores das duas equipas de procurarem um futebol mais estruturado. Apesar de equilibrado, o GD "Os Nazarenos" ia tendo mais bola, e aos poucos foi tendo ligeiro domínio da partida. Apesar disso, vai pertencer a Biscaia o primeiro remate com algum perigo na partida, onde depois de um rápido contra-ataque, remata forte, para defesa segura de João Monteiro. Pouco depois, aos 27', é o GD "Os Nazarenos" vai criar um lance de muito perigo. Cruzamento meio enrolado da esquerda, com a bola a bater caprichosamente na barra da baliza de Bernardo, e em esforço, Alexandre Cruz não consegue a recarga com sucesso e o remate sai fraco e à figura. Aos 37', mais um lance de algum perigo, com Vítor Duarte a finalizar de cabeça um cruzamento da esquerda, mas o remate sai por cima da baliza de João Monteiro. E vai ser nesta fase, em que o Vieirense estava melhor na partida, que o GD "Os Nazarenos" vai mesmo chegar à vantagem. Ricky Duarte recebe na área, e com um movimento à ponta de lança consegue o remate, com Bernardo ainda a conseguir uma primeira defesa, mas a bola acaba por encaminhar-se para dentro da sua baliza.
A etapa complementar começou na mesma toada, ou seja, com a equipa do GD "Os Nazarenos" mais forte na partida e sempre mais perto do golo. Aos 59' vai ameaçar, com Max a ter um corte providencial mesmo em cima da linha de golo, e pouco depois, aos 61', vai mesmo chegar à vantagem, com Eduardo Valente a desviar de cabeça na pequena-área para o 0-2. Em desvantagem, Luciano Silva lança no jogo de uma assentada André Matos, Flávio Botas e João Dornelles, e pouco depois, André Matos tem um desvio de cabeça, e por muito pouco Willian não consegue a finalização. O jogo estava já totalmente partido nesta fase, e aos 67' Ricky Duarte vai estar muito perto de fazer o 0-3, e já depois de ultrapassar Bernardo, valeu mais uma vez um corte providencial de um defesa do vieirense, em cima da sua linha de golo. Com o sinal mais a pertencer à equipa do GD "Os Nazarenos", que parecia ter a partida completamente controlada, só um remate de Caio Souza levou algum perigo junto da baliza de João Monteiro. E quando tudo indicava que o GD "Os Nazarenos" iria somar mais uma vitória, aos 87', Willian assiste Flávio Botas, que no interior da pequena área, não desperdiça, faz o 1-2 e relança a partida. Já com muitos nervos no ar de parte a parte, a surpresa vai ser ainda maior, quando aos 90'+10, Rafael Marques considera lance de mão na bola na grande área nazarena, e Willian na marcação da grande penalidade não vacila, e faz o 2-2 final.
Resultado que premeia a equipa do Vieirense, que mesmo em desvantagem de 0-2, não desistiu e conseguiu chegar ao empate, quando muito poucos já acreditavam nisso. Já quanto ao GD "Os Nazarenos", o empate final acaba por ser um pesado castigo, num jogo em que foi quase sempre melhor, mas que só se pode queixar de si próprio, pois teve várias ocasiões para fechar a partida.
Quanto à arbitragem de Rafael Marques, e num jogo intenso e onde os jogadores nem sempre ajudaram, teve pequenos erros, mas sem influência directa no marcador. O único lance de maior dúvida, é mesmo a grande penalidade, e fica a eterna questão de mão na bola, ou bola na mão, mas estava em cima do lance e foi a decisão dele, pelo que temos que respeitar.