Pedro Almeida
Divisão de Honra
AD Portomosense 0: Rodrigo, Caracol (Rui Pires, 89'), Tobias, André Amores, Felizardo, Fábio Pedro, Denis, Rica (c), Caio Prado (Pauleta, 89'), Santiago (Bernardo, 73'), Jovhany.
Não utilizados: Carapinha, Matias, Alexis, João Pires.
Treinador: Luís Neto.
GD Peniche 2: João Souza, Tiago Ferreira, Zé Ricardo, Rodolfo Soares (Damas, int.), Edu, Paulinho (c), Pedro Faustino (Bissula, 78'), Tomás Correia (Zaragoza, 78'), João Mendes (Ramiro, 86'), Arnaldo (Salvador, 90'), Miguel Velosa.
Não utilizados: Nuno Dias, Salvador, Telmo.
Treinador: Tiago Vicente.
Estádio Municipal de Porto de Mós
Assistência: 200 espectadores
Árbitro: Paulo Ferrás.
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: 0-1 Edu (31'), 0-2 Miguel Velosa (39')
Acção disciplinar: Amarelo a Caio Prado (41'), Denis (46'), Rica (78'), Bissula (79').
Num jogo com pouca história e onde o Peniche teve sempre o controlo da partida, a equipa de Tiago Vicente venceu por 0-2 em Porto de Mós e segue tranquila na liderança da Divisão de Honra.
Perante uma equipa da AD Portomosense que optou por jogar com um bloco defensivo bastante recuado, o GD Peniche desde o primeiro minuto tomou conta da partida. Com boas trocas de bola, e procurando não se precipitar no último passe, a equipa de Tiago Vicente foi gradualmente chegando cada vez com mais perigo junto da baliza de Rodrigo. Assim, aos 13' surgiu o primeiro lance de golo eminente, com Tiago Ferreira a dar o melhor seguimento a um canto da esquerda e a bola ainda a bater no poste da baliza de Rodrigo. Ficava o aviso, mas foi preciso esperar até ao minuto 31 para surgir mesmo o primeiro golo da partida. Novo canto na esquerda, e Edu a ser o mais esclarecido na pequena área e de cabeça inaugura o marcador. Pouco depois, aos 39', jogada rápida de contra-ataque conduzida por Pedro Faustino, com Arnaldo a tentar o golo na direita e com a bola a sobrar no interior da área para Miguel Velosa, que à vontade fez o 0-2 com que se chegaria ao intervalo.
Depois de uma etapa inicial onde praticamente não atacou, a AD Portomosense mostrou-se mais afoita no recomeço da partida. Em desvantagem, a equipa de Luís Neto procurou ter mais bola e foi procurando dividir o rumo da partida, isto perante uma equipa do GD Peniche sempre confortável e que nesta fase ia já procurando gerir a partida. Ainda assim, e mesmo tendo em conta algumas melhorias, só aos 64' a equipa da AD Portomosense vai ter um lance de algum perigo, no seguimento de um livre lateral bem marcado por Rica e com a bola a aproximar-se com algum perigo junto da baliza de João Souza. Apesar deste lance quase casual, o GD Peniche ia controlando o rumo dos acontecimentos, num jogo que estava agora numa fase bastante mais pausada, com muitas substituições e paragens de jogo. Com o resultado e o relógio a seu favor, a equipa de Tiago Vicente ia deixando correr o jogo, e só quase em cima do apito final vai ter mais um lance de muito perigo, com o recém entrado Zaragoza a ter um bom lance individual, e depois de passar por dois adversários, já não teve forças para o remate final, quando estava em posição eminente de golo.
Vitória indiscutível da equipa do GD Peniche, que semana após semana vai mostrando que é de longe a equipa que demonstra ter mais argumentos, que individuais quer colectivos, e a liderança da competição é o reflexo claro disso mesmo.
Excelente arbitragem do trio comandado por Paulo Ferrás.
Diário de Leiria, 29 janeiro de 2022