domingo, 16 de fevereiro de 2025

Empate justo em derbie equilibrado

Pedro Almeida

Divisão de Honra

ID Vieirense 1: Rúben Lopes (c), Max, Mário Lopes, Mousinho, Vítor Duarte, Gonçalo Ruivo (Tiago Marques , 82), Dinis, Luís Gouveia, João Dornelles (Cristiano Baixinho, 70'), Willian Costa (Rodrigo Silva, 82'), Guilherme Biscaia.
Não utilizados: Bernardo, Gonçalo Lobo, Fábio Nascimento, Ricardo Farto.
Treinador: Luciano Silva.

SL Marinha 1: João Guerra (c), Juninho, Flávio Pedrosa, Uli Magalhães, David Sil (Simão Medina, 76'), Fred Machado, Afonso Martins (Gonçalo, 87'), Márcio, Marcos Vareta (Wilker, 60'), Vavá (João Oliveira, 87'), Hugo Almeida.
Não utilizados: José Carajóinas, Félix Carvalho, José Beja.
Treinador: Zeca Marques.

Estádio Tomé Albano Feteira, em Vieira de Leiria.
Árbitro: Ivo Madureira. 
Auxiliares: João Dias e João Santos.
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 1-0 Guilherme Biscaia (72'), 1-1 Hugo Almeida (78')
Acção disciplinar: Amarelo a Mousinho (8'), Mário Lopes (44'), Guilherme Biscaia (50'), Márcio (85'), João Oliveira (90'+4), Luciano Silva (90'+5).

Num derbie do concelho da Marinha Grande equilibrado e com duas partes bastante distintas, ID Vieirense e SL Marinha empataram a uma bola. Biscaia marcou para o Vieirense e Hugo Almeida para o SL Marinha.

Num jogo que colocava frente a frente duas equipa que se conhecem bem, foi natural ver as duas equipas com imensas cautelas na fase inicial da partida, e a procurarem essencialmente explorar o erro adversário. Assim, não foi de estranhar que tenhamos assistido uma etapa inicial algo monótona e com a bola sempre muito longe das duas balizas. Foi preciso esperar pela meia hora de jogo, para finalmente assistirmos a dois lances de relativo perigo, um para cada equipa. Primeiro, é Vavá que coloca em Márcio, com este a assistir Hugo Almeida, que por muito pouco não consegue a finalização. Praticamente na resposta, Boa triangulação do ataque do Vieirense, e João Dornelles a ficar também ele, a centímetros de conseguir finalizar com sucesso. Quanto à etapa inicial, estamos praticamente falados.
Felizmente na etapa complementar melhorou muito a qualidade do jogo. Mais intenso e mais vertical, as duas equipas mostravam agora que o empate não satisfazia nenhuma delas, e um dos primeiros avisos vai vir de Hugo Almeida, que com um remate cruzado, testa a atenção de Rúben Lopes. Pouco depois, aos 65', novo lance de perigo de Hugo Almeida, que desta vez tenta desviar a bola de Rúben, mas este com uma excelente defesa, consegue evitar males maiores para sua baliza. Mas se o SL Marinha avisava, melhor fez a equipa da casa, que aos 72', vai mesmo chegar ao golo. Jogada rápida de contra-ataque, com o recém entrado Cristiano Baixinho a colocar em Guilherme Biscaia, que com um cabeceamento na passada, faz o 1-0 para o ID Vieirense. O SL Marinha desconcentrou-se com o golo, e no minuto seguinte, Willian Costa vai receber em zona proibida, mas o chapéu sai fraco e para as mãos do experiente João Guerra. Pouco depois, aos 76', a equipa da casa vai estar novamente perto do golo. Canto de Cristiano Baixinho na esquerda, enorme confusão na pequena área e finalmente a defesa do SL Marinha a conseguir aliviar o perigo. E vai ser nesta boa fase do ID Vieirense, e um pouco contra a corrente do jogo, que Hugo Almeida tem um lance de génio, e dentro da área, roda sobre si próprio, e com um remate cruzado faz um excelente golo, o 1-1 para o SL Marinha. Com poucos minutos para o jogar, e com o jogo muito mais partido, a equipa de Luciano Silva vai ainda fazer um esforço final para chegar à vitória, e por muito pouco não consegue mesmo. Primeiro é Guilherme Biscaia que trabalha bem, mas o remate sai ligeiramente ao lado da baliza de João Guerra e depois é Vítor Duarte, que no seguimento de uma jogada de insistência, remata para golo, e com a defesa do SL Marinha a conseguir o corte quase em cima da linha de golo. Mas não era tudo. Mesmo em cima do apito final, novo lance de muito perigo a favorecer a equipa do ID Vieirense, com Cristiano Baixinho a cabecear muito perigoso e com a bola a passar a centímetros do poste direito da baliza de João Guerra.
Num jogo equilibrado, e onde a derrota acabava por ser um castigo demasiado pesado para qualquer uma das equipas, o empate acaba por ser o resultado mais natural, ainda que pelas oportunidades que dispôs nos últimos instantes da partida, certamente tenha deixado um travo mais amargo na equipa de Luciano Silva.
Boa arbitragem do trio comandado por Ivo Madureira.


Sem comentários:

Enviar um comentário