domingo, 17 de setembro de 2023

Mão cheia de golos na vitória da União de Leiria em Belém

Pedro Almeida

II Liga

CF "Os Belenenses" 0: David Grilo, Cain Attard, André Serra, Chima Akas, Sana (Hélio Cruz, 21'), Duarte Valente (c), Pedro Carvalho, Midana Sambu (Filipe Chaby, int.), Chapi (Ricardo Matos, int.), Cle (Felipe Dini, 65'), Keita (Rúben Pina, 65')
Não utilizados: Guilherme Oliveira, Tiago Manso, Maxuel Silva, Miguel Tavares.
Treinador: Bruno Dias.

UD Leiria 5: Pavel Kieszek, Kaka (c) (Pedro Empis, 82'), Tiago Ferreira, Marco Baixinho, Zie Ouattara, Lucho Vega (Sérgio Ribeiro, 59') Leandro Silva (Diogo Amado, 71'), Afonso Valente, Jordan Van der Gaag (Arsénio, 59'), Jair Silva, Leandro Antunes (Joseph Amoah, 82').
Não utilizados: João Oliveira, Valdir, João Resende, Vasco Oliveira.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.

Estádio do Restelo, em Lisboa
Árbitro: Carlos Teixeira.
Auxiliares: André Costa e João Pedro Morte.
Ao intervalo: 0-3
Marcadores: 0-1 Lucho Vega (8'), 0-2 Leandro Antunes (30'), 0-3 Leandro Antunes (45'+6), 0-4 Kaka (54'), 0-5 Jair Silva (90'+1).
Acção disciplinar: Amarelo a Jordan Van der Gaag (37'), Cain Attard (37'), Vasco Botelho da Costa (42'), Bruno Dias (43'), Keita (45'+1), Chima Akas (83').

Num confronto entre dois históricos do futebol português, a União de Leiria deslocou-se ao Restelo e venceu por claros 0-5, numa tarde em que tudo saiu bem à equipa de Vasco Botelho da Costa.

A jogar em casa, a equipa do "Os Belenenses" entrou melhor na partida e nos minutos iniciais da partida foi tentando tomar conta da partida. Apesar disso, a equipa da União de Leiria sabia bem ao que vinha e logo aos 8', e no seguimento de um canto na esquerda, Leandro Antunes assiste com mestria Lucho Vega, que à vontade inaugura o marcador. Praticamente na jogada seguinte, Jair Silva consegue ganhar posição, mas Duarte Valente teve um corte decisivo, quando se adivinhavam muitos problemas para a sua baliza. Moralizada, a União de Leiria cresceu muito na partida, e aos 14' é Jordan  Van der Gaag que vai estar muito perto do golo, valeu a intervenção corajosa de David Grilo. O CF "Os Belenenses" ia nesta fase mostrando muitas dificuldades em conseguir contrariar as boas movimentações da equipa comandada por Vasco Botelho da Costa e só aos 21', e no seguimento de um livre lateral, Duarte Valente vai obrigar a uma defesa atenta de Pavel Kieszek. Mas ainda assim, vai mesmo ser a equipa do Lis quem vai chegar novamente ao golo, com Jordan Van der Gaag a ganhar na direita, remata cruzado, com a bola a sobrar para Leandro Antunes, que à vontade faz o 0-2. Com muito espaço,  Jair Silva e Jordan Van der Gaag iam criando muito perigo e fazendo as delicias dos muitos adeptos leirienses presentes. E para "adoçar" ainda mais a festa, já em tempo de compensação. e no seguimento de um livre, a bola chega a Leandro Antunes, que com um remate colocado faz um grande golo e coloca a União de Leiria a vencer por 0-3 ao intervalo.
Em desvantagem clara na partida, e perante uma equipa da União de Leiria estrategicamente menos pressionante e com bloco defensivo mais baixo, a equipa do "Os Belenenses" reentrou bem na etapa complementar e aos 54', Zie Ouattara, num remate à entrada da área, vai levar muito perigo junto da baliza de Pavel Kieszek. Mas a tarde era mesmo dos homens de Vasco Botelho da Costa, e praticamente na jogada seguinte, Jordan Van der Gaag assiste na perfeição o capitão Kaka, que com um remate colocado faz o 0-4. Tremenda eficácia da equipa da União de Leiria. Se dúvidas havia, este golo claramente sentenciou a partida e com a equipa da União de Leiria já em gestão do resultado e dos próprios jogadores, só perto da parte final da partida "Os Belenenses" vão conseguir criar algum perigo junto da baliza de Pavel Kieszek, primeiro num remate perigoso de Zie Ouattara, e pouco depois, num remate de Felipe Chaby. Mas se "Os Belenenses" ameaçou, melhor fez a equipa da União de Leiria, que já em tempo de compensação, vai chegar ao 0-5, com Jair Silva a dar o melhor seguimento a uma assistência primorosa de Arsénio.
Vitória indiscutível da equipa da União de Leiria, por números algo inesperados, mas que premeiam a muita eficácia da equipa do Lis, num resultado que deixa os adeptos da União de Leiria a sonhar com altos voos.
Boa arbitragem do trio comandado por Carlos Teixeira.

Diário de Leiria, 18 de setembro de 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário