Pedro Almeida
Supertaça Distrital
SC Pombal 2: Wagner, Daniel Savchuk, Kane, Lucas Barros, Paulo Martins (c), Tião, Dudu (Diogo Silva, 90'+2), Guilherme (Bryan Pereira, 90'+4), Peterson (Filipe Soares, 85'), Pedro Lagoa, Bryan Rosa.
Não utilizados: Rodrigo Lima, Netinho, João Pinto, Rodrigo Alves.
Treinador: Pedro Solá.
GD Peniche 1: João Victor, Tiago Ferreira (João Ramiro, 69'), Zé Ricardo, Edu Monteiro, Rodolfo (Zaragoza, 83'), Bissula, Paulinho (c), Lamy, Pedro Faustino, Tomás Correia (Miguel Vagos, 83'), Miguel Velosa.
Não utilizados: Nuno Dias, João Damas, Nuno Diniz, Salvador Pandilhe.
Treinador: Tiago Vicente.
Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Tomé Pires
Auxiliares: Daniel Sá e Tomé Simões.
Ao intervalo: 2-1
Marcadores: 1-0 ag Zé Ricardo (5'), 1-1 Tomás Correia (27'), 2-1 Bryan Rosa (40')
Acção disciplinar: Amarelo a Pedro Lagoa (25'), Tiago Ferreira (35').
Apenas quatro dias depois de terem disputado a Taça Distrital de Leiria, Sporting de Pombal e GD Peniche voltaram a encontrar-se para disputar a Supertaça Distrital. Desta vez a equipa de Pombal foi mais forte e venceu por 2-1.
Depois da derrota no passado domingo na Taça Distrital, melhor início de jogo era impossível para o Sporting de Pombal. Logo aos 5', Peterson assiste com brilhantismo Bryan Rosa, que em boa posição permite a defesa de João Victor, mas no ressalto a bola acaba por sobrar para Zé Ricardo, que involuntariamente a introduz na sua baliza. Em desvantagem, o Peniche respondeu de pronto, e pouco depois, aos 10', Lamy ganha na direita, cruza para a área, onde Tomás Correia, na insistência, obriga Wagner a uma defesa atenta. Com mais bola nesta fase, o Peniche foi fazendo pela vida, mas pela frente ia invariavelmente encontrando uma bem organizada defesa do Sporting de Pombal. Até que aos 27', e num lance algo discutível, Tomás Correia executa de forma sublime um livre directo e coloca o jogo novamente empatado. Moralizado, aos 35' o Peniche vai novamente criar perigo, com Bissula a rematar muito forte, Wagner a não conseguir defender, e por muito pouco Miguel Velosa não consegue a recarga. E se o Peniche ameaçou, melhor fez o Sporting de Pombal, que aos 40', vai mesmo chegar ao golo. E que golo. Bryan Rosa recebe um cruzamento da esquerda de Paulo Martins, tem um trabalho fantástico dentro da área, rodopia sobre si mesmo e faz um remate indefensável para João Victor, colocando novamente o Sporting de Pombal em vantagem na partida.
Em desvantagem, o Peniche entrou na etapa complementar disposto a mudar o rumo dos acontecimentos. Novamente com mais bola, a equipa de Tiago Vicente bem que ia procurando provocar desequilíbrios defensivos na equipa de Pombal, mas pela frente foi sempre encontrando um Sporting de Pombal bastante sólido e com uma enorme entreajuda, o que lhe ia dificultando a tarefa. Só aos 63', vai finalmente conseguir um lance de golo eminente, após um livre de Paulinho na esquerda, valeu Daniel Savchuk, que com um corte providencial em cima da linha de golo, evitou males maiores para a sua baliza. Tirando este lance, a equipa do Peniche ia mostrando muitas dificuldades em conseguir criar verdadeiros lances de perigo, optando por muitas trocas de bola, sem grandes rasgos criativos e sempre muito dependentes de um lance de génio de Miguel Velosa, que tal como outros jogadores, pareceu algo cansado, o que se compreende depois do jogo do passado domingo. Com os minutos a passarem e com um jogo já num ritmo bastante mais lento, com algumas substituições e paragens por lesão, a equipa do Sporting de Pombal foi assim conseguindo controlar a partida e só aos 84', o Peniche vai novamente criar algum perigo, mas o remate de muito longe de Pedro Faustino, acaba por sair por cima da baliza de Wagner. E é com a equipa do Peniche naturalmente balanceada para o seu ataque, que mesmo em cima dos 90', Dudu vai conseguir isolar-se, valeu um corte providencial de Zé Ricardo, quando o Sporting de Pombal parecia ter tudo para sentenciar a partida. Só com os descontos para jogar, o Sporting de Pombal controlou tranquilamente a partida e garantiu assim a Supertaça Distrital 2022-2023.
Vitória justa da equipa do Sporting de Pombal, num jogo entre as duas melhores equipas da temporada , e que se souberam respeitar e equilibrar ao longo dos 90', tal como já tinha acontecido na final da taça do passado domingo. Estão de parabéns as duas equipas e os seus muitos adeptos presentes na Marinha Grande.
Arbitragem regular de Tomé Pires, num jogo onde os jogadores tiveram sempre um comportamento exemplar, parecendo-nos apenas que errou no lance que viria a dar o golo do Peniche, e onde nos parece que não existiu qualquer falta de Pedro Lagoa.