Pedro Almeida
Divisão de Honra
SC Pombal 0: Lionel Duarte, Dani (Pedro Marques, int.), Miguel Cá (c), Vítor Duarte (Tião, 58'), Fidalgo, Duary (Paulo Martins, 70'), Vasco, Dudu, Vasco Pontes (Airton, 58'), João Silva, Tiago Ferreira
Não jogaram: Duarte, Rosa, Totti.
Treinador: Ricardo Pateiro.
UD Serra 1: David Santos, Pedro Gordo, Célio Pereira, Celso, Patrick (Pedro Marcelino, 25'), Rafael Matias (Dércio Ribeiro, 77'), Sandro, Miguel Neves (c) (Pedro Emanuel, 62'), Aliu Camara (Marcos Santos, 77'), Dany Marques, Miguel Pereira.
Não jogaram: Make, Nuno Reis, Rodrigo Brás.
Treinador: Cajó.
Estádio Municipal de Pombal
Espectadores: 1800 espectadores
Árbitro: Gonçalo Teixeira.
Assistentes: Nuno Rodrigues e Pedo Menino.
Ao intervalo: 0-1
Golos: 0-1 Dany Marques (5').
Disciplina: Amarelo a Matias (58'), Dany Marques (66'), Paulo Martins (90'), Tiago Ferreira 890'+3), Pedro Emanuel (90'+3).
Num jogo em que se sabia de antemão que apenas um dos clubes faria a festa, as palavras iniciais desta crónica terão obviamente que fazer referência ao grande ambiente que se viveu em Pombal nesta tarde de domingo. Milhares de pessoas deram um colorido fantástico ao Estádio Municipal de Pombal, como há muito não se via.
E que melhor se podia pedir que um jogo que começou desde o primeiro minuto a um ritmo bastante alto e logo aos 5' a União da Serra vai mesmo colocar-se em vantagem na partida. Remate meio enrolado de Miguel Neves, com a bola ainda a desviar num defesa da equipa de Pombal, Lionel Duarte não agarra à primeira, e Dany Marques de cabeça a conseguir inaugurar o marcador.
Em desvantagem, e a precisar de vencer a partida, o SC pombal procurou reagir e vai mesmo beneficiar de alguns cantos quase consecutivos, mas sem nunca conseguir criar lances de verdadeiro perigo. Mais experiente, e com o resultado favorável, a UD Serra ia procurando gerir a vantagem que dispunha, procurando sempre alguma oportunidade para ampliar a vantagem. Aos 25', e no seguimento de uma jogada colectiva na direita, a bola chega a Sandro, que em boa posição, remata forte, mas por cima. O jogo seguia numa toada equilibrada, mas o SC Pombal procurava fazer tudo demasiadamente depressa, o que ia facilitando a experiente equipa da Serra. No entanto, aos 38', a equipa do SC Pombal vai mesmo conseguir chegar a introduzir a bola na baliza de David Santos, mas o lance é bem anulado, por posição irregular de João Silva. O lance teve o condão de despertar a equipa do SC Pombal e pouco depois fica uma clara grande penalidade por marcar, num lance de mão na área, que o árbitro Gonçalo Teixeira não entendeu da mesma forma. Ao intervalo a UD Serra ia vencendo confortavelmente por 0-1.
A UD Serra entrou a voltar melhor na partida e aos 53', Dany Marques trabalha bem na esquerda, cruza atrasado e Miguel Pereira a rematar muito perigoso, com a bola a passar a centímetros da baliza de Lionel Duarte. Em desvantagem, o SC Pombal não se rendia, e aos 60', no seguimento de uma boa jogada colectiva na esquerda, João Silva, em excelente posição, remata fácil para as mãos de David Santos. O jogo estava agora mais partido, e pouco depois novo lance quase tirado a papel químico, mas desta vez é Pedro Marques que em boa posição, remata fraco para as mãos de David. Praticamente na resposta, contra-ataque rápido da UD Serra, com Pedro Emanuel a finalizar forte e com a bola a bater com estrondo na barra da baliza de Lionel Duarte, que ainda lhe toca para canto. O jogo voltava a ganhar ritmo e pouco depois, novo lance de perigo para a UD Serra, com Pedro Emanuel a endossar em Miguel Pereira, que em boa posição, remata para as mãos de Lionel Duarte. Aos 75', lance de perigo para o SC pombal, mais uma vez pela esquerda, com a bola a chegar a João Silva, que remata muito perigoso e com um defesa da equipa da UD Serra, a conseguir o corte, quando a bola se encaminhava perigosamente para a sua baliza. Com o jogo completamente partido, aos 80' é Dany Marques que se isola, mas já pressionado remata fraco, para as mão de Lionel Duarte. Aos 87', grande oportunidade para o SC Pombal, com Pedro Marques a obrigar David Santos a uma enorme defesa, que quase por instinto, para canto. Mais serena, e com o resultado e o relógio a a seu favor, a equipa da UD Serra foi gerindo os minutos finais da partida, e acabou por conseguir uma vitória justa, que é o corolário de uma época em que foi a equipa mais regular e onde garantiu com justiça o titulo de campeã distrital.
Quanto a arbitragem de Gonçalo Teixeira, como já referimos, pareceu-nos que ficou uma grande penalidade por marcar a favor do SC pombal, de resto, boa arbitragem, sem grandes casos.